ANTONIO VIALE, um jovem poeta em 1819

[09Set10]


DAVID TRIUNFANTE
Poema Heroico Offerecido ao Illustrissimo e Excelentissimo Senhor D. Vicente de Sousa Coutinho, Conde d’Alva, por…


ANTONIO VIALE


Encadernação “caseira” em papel de cartolina verde. Sem capa de brochura. Miolo em excelente papel. Com um carimbo sumido de antiga biblioteca na folha de rosto. Bom estado geral. (VIII)+23 páginas. Aparado. 14 x 19,5 cm. Raro.

Inclui a seguinte nota do editor, na página VII:

Quando o architecto risca o desenho de um edificio, costuma sempre ajuntar-lhe um petipé, ou escala de palmo, que manifeste a vastidão da fabrica que elle se propõe construir; e o pequeno desenho deixa de parecer tal, logo que se observa a relação das proporções e idéas analogas concebidas pelo artista. Servindo-me deste simile que me ministra uma das Bellas Artes alliadas da Poesia, rogo aos Leitores que quando lêrem este pequeno poema, recorram á escala de palmo, i.e. aos doze annos que apenas conta de idade o seu juvenil autor; e então espero que relevarão benignos os deffeitos que lhe notarem; lembrando-se ao mesmo tempo que a mais perfeita pintura foi talvez na sua origem um bem informe debuxo.

O autor [1806-1889], natural de Itália, prosseguiria carreira nas letras portuguesas, passando mais tarde a assinar ANTÓNIO JOSÉ VIALE, e destacando-se principalmente como latinista e helenista. Publicou diversas obras sobre Camões e Os Lusíadas.

Preço: 15 euros.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: