JOSÉ SARAMAGO — com dedicatória

[09Dez21]


A NOITE


JOSÉ SARAMAGO


A noite de que neste livro se fala é a de 24 para 25 de Abril de 1974. Aqui se diz algum pouco do que aconteceu ou podia ter acontecido por trás das janelas iluminadas das redacções e das tipografias, enquanto na rua o regime fascistas principiava a cair. Entram jornalistas de alto e baixo, tipógrafos, o director de uns, o administrador de todos. Não há retratos mas talvez se encontrem retratos. Tal como na vida dos dias todos, uma gente é boa, outra ruim, outra não sabe o que seja nem sabe o que é. Estes são firmes, aqueles são fracos provavelmente porque nunca se lhes pediu a humana ousadia de o não serem. Não será uma história verdadeira, mas é, com certeza, uma história sem mentira. [da contracapa]

Exemplar assinado por José Saramago com dedicatória de amizade, simples, datada.

Primeira edição. Teatro. Capa e arranjo gráfico de José Araújo. Brochado. 115 páginas. 18,5 x 13 cm. Lombada com dois vincos de leitura. Miolo limpo. No geral, um bom exemplar. Colecção O Campo da Palavra n.º 2. Lisboa: Editorial Caminho, 1979.

Preço: 145 euros.



DESTE MUNDO E DO OUTRO


JOSÉ SARAMAGO


Exemplar assinado por José Saramago com dedicatória de amizade, no ante rosto, datada de Fevereiro de 1971.

Primeira edição. Crónicas. Brochado. 224 páginas. 18 x 10,5 cm. Vinco de leitura pouco pronunciado na lombada. Mínimas marcas de uso. No geral, um exemplar muito interessante. Biblioteca Arcádia de Bolso (BAB) n.º 126, Série I – Arte e Literatura. Lisboa: Editora Arcádia, [Janeiro de] 1971.

Preço: 125 euros.



OS APONTAMENTOS


JOSÉ SARAMAGO


Exemplar assinado por José Saramago com dedicatória personalizada [«este livro de combate enquanto recuperamos o fôlego para continuar»], datada de 7 de Fevereiro de 1976.

Brochado. 248 páginas. 18,5 x 11,5 cm. Lombada com vincos de leitura. Colecção Cadernos Seara Nova, série Actualidade Nacional. Lisboa: Seara Nova, [21 de Janeiro de] 1976.

Preço: 125 euros.



AS OPINIÕES QUE O DL TEVE


JOSÉ SARAMAGO


Exemplar assinado por José Saramago com dedicatória política [«esta política possível num país impossível»], e um «abraço a dobrar», no ante rosto, datada de 1 de Fevereiro de 1974.

Primeira edição. Reunião, até 1973, de textos de opinião e crónica assinados por José Saramago no jornal Diário de Lisboa. Colecção Cadernos Seara Nova, série «Actualidade Nacional». 224 páginas. 18,5 x 11,5 cm. Bom estado. Lisboa: Seara Nova e Editorial Futura, [25 de Janeiro de] 1974.

Preço: 125 euros.


 

%d bloggers like this: