Conselhos para Candidatos a Condutores de AUTOMÓVEIS — (1933)

[06Maio22]

  • Nunca se deve perseguir afoitamente outro carro, na certeza de que onde ele passa, podereis passar também, visto que um veículo que se dirige em sentido contrário pode por ele, ser evitado, sem que vos aconteça o mesmo.
  • Um rebentamente de pneu é raras vezes perigoso se não travais, manobrando seguramente o volante. Qual é a melhor maneira de assim proceder? Volante bem seguro, unhas para cima e braços encostados ao tronco para maior firmeza.
  • Acima de tudo, aprendei a «manobrar». Aquele que no momento culminante não sabe agir com serenidade e precisão, não é um condutor seguro. Este deve conhecer bem o carro e efectuar as manobras instintivamente.
  • Não procureis nunca assombrar os passageiros com a vossa perícia: pelo contrário, esforçai-vos para que eles se mantenham absolutamente tranquilos.


BREVES INSTRUÇÕES DE MECÂNICA E CONSELHOS PARA CANDIDATOS A CONDUTORES DE AUTOMÓVEIS


BERNARDO DIAS


2.ª edição, refundida, aumentada e ilustrada com gravuras e o esquema da nova sinalização [1933]. Agrafado. 17 x 12 cm. 24 páginas + 2 estampas extra-texto, a cor, com sinais de trânsito e publicidade. Cartão de antiga escola de condução no interior. Usado. Miolo com manchas. Texto com pontuação algo anárquica. Impresso em Lisboa, na Tip. Moderna.

em conjunto com:

O EXAME. Prova Teórica para Condutores de Automóveis. Por José de Campos e Alexandre Campos. Ilustrado. Brochado. 80 páginas. 17 x 12 cm. Com sublinhados a vermelho. Lisboa: Edições Lane, 1971.

Preço (do conjunto): 12 euros.


 

%d bloggers like this: