Nova GRAMÁTICA Portuguesa — (1904) — com dedicatória de António Augusto CORTESÃO

[24Jun22]


NOVA GRAMÁTICA PORTUGUESA


BENTO JOSÉ DE OLIVEIRA


Título completo: NOVA GRAMÁTICA PORTUGUESA, Acomodada aos Programas Oficiais, Para uso das escolas e dos institutos de ensino literário e dos que se habilitam para o majistério. 26.ª edição (sexta edição póstuma), emendada e acrescentada por A[ntónio] A[ugusto] Cortesão, bacharel formado em Medicina, sócio do Instituto de Coimbra, professor da Escola Normal do sexo feminino da mesma cidade, etc.

Assinado com dedicatória na página de ante-rosto, por António Augusto Cortesão — médico e filólogo, pai de Armando Cortesão e de Jaime Cortesão — ao primo Lourenço Cortesão. Possui ainda, em algumas páginas, anotações (relevantes) a lápis, coevas, que acrescentam exemplos, colocam questões e apontam gralhas tipográficas — seria interessante a comparação com a sequente edição de 1907.

Com um novo prefácio explicativo (2 págs.), de A. A. Cortesão, datado de Maio de 1904. Encadernação modesta, sem informação exterior, com sinais de uso. Sem capas de brochura. Guardas com foxing. Miolo no geral limpo. Usado, porém invulgar, com atributos singulares. 152 páginas. 21,8 x 13,5 cm. Coimbra: Francisco França Amado — Editor, 1904.

Preço: 24 euros.


 

%d bloggers like this: