CANAES DE FIGUEIREDO — Estudos Biographicos — (1854)

[24Out22]


ESTUDOS BIOGRAPHICOS

OU NOTICIA DAS PESSOAS RETRATADAS NOS
QUADROS HISTORICOS PERTENCENTES À BIBLIOTHECA NACIONAL DE LISBOA

JOSÉ BARBOSA CANAES DE FIGUEIREDO CASTELLO-BRANCO


Bastas vezes citado por Inocêncio nos verbetes do Diccionario (e biobibliografado em IV:264-267), que sobre esta obra em particular anota:

A larga introducção de pag. xiv a lxxvi é uma espécie de quadro geral, ou resenha narrativa dos successos da egreja catholica, deduzida desde a creação do mundo conforme o texto bíblico, e trazida até os nossos dias. Falando verdade, fica tão bem collocada n’aquelle logar e n’aquella obra, como o ficaria em qualquer outra, para que o auctor a destinasse. Seguem-se as biographias, nas quaes apparecem suecessivamente arregimentados por ordem de hierarchias, sanetos, pontífices, bispos, presbyteros, e a final indivíduos seculares, ou leigos, na phrase do auctor. Entre estas personagens conta-se um bom numero de portuguezes, posto que uma grande parte, e talvez a maior, sejam estrangeiros. O auctor semêa por todo o livro notas, e reflexões, que não deixam de ser instructivas e curiosas, e mostram a sua erudição ecclesiastica, e as doutrinas e opiniões que professava em assumptos de padroado, concordatas, bullas, inquisição, jesuítas, etc, etc. Ha também varias noticias topographicas e da historia ecclesiastica de algumas cidades e povoações, tanto do continente de Portugal, como dos domínios ultramarinos.

Contém índices onomástico, topográfico e genealógico, no final.

Sólido fólio de (2),lxxvi,317,(13) págs. e 33,7 x 23,5 cm, em encadernação sintética moderna, sem capas de brochura, com marcas de restauro marginal no ante-rosto e rosto e ínfima assinatura de posse junto à margem superior do ante-rosto, esvanecida, datada de 1903. Miolo limpo. No geral, bom exemplar. Lisboa: na loja do editor F. A. Silva, 1854.

Preço: 95 euros.


%d bloggers like this: