TOMÁS DA FONSECA — Memórias Dum Chefe de Gabinete — (1949) — exemplar de trabalho de Lopes d’Oliveira (autor do prefácio)
[19Fev25]
MEMÓRIAS DUM CHEFE DE GABINETE
TOMÁS DA FONSECA
Tomás da Fonseca «é o escritor anticlerical português de maior renome», conclui Lopes de Oliveira – como ele natural de Mortágua e seu companheiro, pelo menos desde a revista Risos e Lisos (Coimbra, 1897) – ao prefaciar-lhe [este livro de] memórias publicadas no jornal A República, desde 10 de Maio a 2 de Agosto de 1948. [v. aqui]
Assinatura de posse do autor do prefácio, Lopes de Oliveira, e (seu) exemplar de trabalho: logo na página de guarda inicia-se uma profusão de comentários, questões e correcções manuscritas, a lápis de cor, azul ou vermelho, e grafite, que preenchem a grande maioria das margens do texto. Raro.
Brochado. 166,(2) páginas. 19 x 15 cm. Usado. Capa com manchas leves e pequenos defeitos marginais. Na página anotada que antecede o início do prefácio, marcas de fita adesiva em rasgo antigo, sem perda de papel. Distribuíção Livros do Brasil. Lisboa, 1949.
Peça de colecção.
Preço: 80 euros.