VESTÍGIOS HEBRAICOS EM PORTUGAL
VIAGEM DE UMA PINTORA
LAURA CESANA
Projecto resultante de uma bolsa de investigação atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian. Edição bilingue. Ilustrado com fotografias, documentos e pinturas. Inclui uma apreciação de António Ramos Rosa.
Álbum cartonado. Papel couché. 159 páginas. 32 x 24 cm. Edição da autora, Lisboa, 1997.
Preço: 15 euros.
JOSEF ALBERS — Interaction of Color — (1971) — exemplar que pertenceu a E. M. DE MELO E CASTRO
[12Maio24]
INTERACTION OF COLOR
JOSEF ALBERS
Text of the original edition [1963] with selected plates. — First paperbound edition, 1971, second printing.
Exemplar da segunda tiragem da primeira edição popular do histórico tratado de Teoria da Cor de Josef Albers, com assinatura de posse do poeta e artista visual E. M. DE MELO E CASTRO na folha de rosto.
Brochado. Ilustrado no texto, a preto, e em couché extra-texto (cor). xiv,[8],75,(5) páginas. 20,5 x 15,5 cm. Manuseado. Capa, guardas e corte das folhas com algumas manchas, apenas ocasionais no miolo. Lombada com um vinco de leitura e ligeiro desgaste nas arestas. Sólido. New Haven and London: Yale University Press, 1971.
Preço: 50 euros.


WHEN THE WOLVES HOWL
AQUILINO RIBEIRO
The author of this novel is the doyen of Portuguese literature. When it appeared in Portugal it was welcomed as a masterpiece. Ribeiro was at once arrested and charged with having attempted to discredit Portugal in the eyes of the world, with inciting action against the security of the State, and with insulting the magistrature and secret police (…) [da badana].
Primeira edição inglesa. Tradução de Patricia Macgowan Pinheiro (ou Patrícia Lança, à época exilada em Argel). Desenho da capa de R. G. Williamson. 288 páginas. 20,5 x 14 cm. Encadernação editorial com sobrecapa, ambas em bom estado, salvo leve amarelecimento na lombada. Miolo limpo. London: Jonathan Cape, 1963.
Inclui factura de compra na Livraria Sá da Costa, passada a Raul Rego, com o título e o autor do livro adquirido — e um desconto de 10% —, no dia 7 de Maio de 1964; e um cartão de cumprimentos oficial da revista Colóquio-Letras, datado de 10 de Maio de 1983, com um pedido manuscrito — não assinado (de Luís Amaro?) e ocupando a frente e o verso do cartão — para que o destinatário não identificado desvende, «num dos seus interessantíssimos artigos bibliográficos», o «mistério» de a primeira edição de O Homem que Matou o Diabo «ter saído em Espanha, e em espanhol».
em conjunto com:
O HOMEM QUE MATOU O DIABO
AQUILINO RIBEIRO
Prefácio extenso de Serafina Martins, sobre os meandros e circunstâncias da obra. Brochado. 253,(3) páginas. 23,5 x 15 cm. Bom exemplar. Colecção Obras de Aquilino Ribeiro. Lisboa: Bertrand Editora, 2018.
e também:
QUANDO OS LOBOS JULGAM A JUSTIÇA UIVA
Texto integral da acusação e defesa no processo de Aquilino Ribeiro
Proibido e apreendido em Portugal. Prefácio de Adolfo Casais Monteiro. Defesa assumida pelo advogado Heliodoro Caldeira. Brochado. 112 páginas. 15,4 x 11,3 cm. Lombada amarelecida. Bom exemplar. São Paulo: Editora Liberdade e Cultura, [s.d.].
Conjunto invulgar.
Preço: 115 euros.
Camões e a Censura Literária Inquisitorial — ARTUR ANSELMO — (1982) — tiragem numerada e assinada
[12Maio24]

CAMÕES E A CENSURA LITERÁRIA INQUISITORIAL
ARTUR ANSELMO
Exemplar de uma tiragem de mercado de 700 exemplares, este o n.º 498, numerados e assinados pelo autor. Separata dos Arquivos do Centro Cultural Português (Paris, vol. XVI, 1981). Ilustrado com um fac-simile desdobrável. 83,(5) páginas, maioria por abrir. 28 x 19,6 cm. Capa amarelecida junto à margem inferior. Miolo limpo. Bom exemplar. Braga: Barbosa & Xavier, 1982.
Preço: 22 euros.
VIDA DE LISBOA — Alberto Pimentel — (1900)
[12Maio24]

VIDA DE LISBOA
ALBERTO PIMENTEL
Primeira edição. Crónicas da Lisboa de há 120 anos, com atenção (e folgada adjectivação) a alguns aspectos entretanto desaparecidos — como os pregões populares — e outros que ainda se vão mantendo: os gatos, a loteria de Natal, o público do S. Carlos, os pass(e)antes de Sintra. Inclui uma visita de estudo do cronista à Penitenciária.
Encadernação editorial. 193,(9) páginas. 18,2 x 12 cm. Bom exemplar, embora a lombada ligeiramente descolorada. Colecção António Maria Pereira. Lisboa: Parceria António Maria Pereira, 1900.
Preço: 35 euros.
ORAÇÃO DA COROA
DEMÓSTENES
Versão do grego, prefácio e notas de Vieira de Almeida, e carta-prefácio de Rebelo Gonçalves. Exemplar n.º 40 da tiragem especial de 100 exemplares numerados e rubricados, impressos em papel Leorne, da Companhia do Papel do Prado.
Brochado. Não aparado. ccxlvi,(2),95,(5) páginas. 25 x 17 cm. Bom exemplar. Colecção de Clássicos Sá da Costa. Lisboa: Sá da Costa Editora, 1956.
Preço: 40 euros.

