A ARTE DOS SURDOS-MUDOS

ENSAIO PSYCHANALYTICO


YOLANDA MENDONÇA


Yolanda Mendonça foi «doutora pela Escola de Direito da Universidade do Rio de Janeiro e aluna de Porto Carrero na disciplina Psicopatologia Forense, professor considerado pela autora “a maior expressão científica em psiquiatria no Brasil, técnico por excelência em Psicanálise”. No final da década de 1930, Mendonça debruçou-se também sobre os desenhos de loucos, na Revista de Criminologia, examinando o desenho de uma interna do Hospital Nacional da Praia Vermelha sob o método psicanalítico. Nos anos seguintes seu interesse passou pela arte dos surdos-mudos, num pequeno livro de 1939, para estender -se à obra plástica e musical de cegos, histéricas e presidiários, numa obra sintomaticamente denominada Psicologia e arte nos anormais (1945). O procedimento de interpretação dessa produção não distava, de modo geral, do empregado por seus antecessores, submetendo todos aqueles tipos sociais a uma mesma leitura.» [daqui].

Ilustrado com diversos desenhos. Brochado. 116 páginas. 19,3 x 13 cm. Lombada com falta de papel (cerca de 1/7, junto ao centro, visível na fotografia supra). Alguns furos esparsos de bicho de papel no terço final do miolo. No geral, mantém-se um exemplar interessante, de uma obra invulgar. Rio de Janeiro: Norte Editora, 1939.

Preço: 24 euros.


 


AS MULHERES DE
MOÇAMBIQUE


MICHÈLE MANCEAUX


Reportagem em moldes diversos dos clássicos sobre o processo revolucionário de Moçambique, com insistência no papel da mulher. Uma adesão à revolução moçambicana, mormente no seu aspecto de luta pela libertação feminina da prostituiçao, bigamia, trabalho-escravo, analfabetismo… Sendo as mulheres as mais oprimidas pelo colonialismo, é lógico que elas sejam, em quantidade e qualidade, o principal alicerce da Frelimo. Um livro confessadamente pensado para ser lido pelas mulheres de Moçambique ainda não mobilizadas para a revolução. O propósito de, através das palavras das militantes da Frelimo entrevistadas, dar forma à história da guerra de libertação do país. Uma obra didáctica para as mulheres da Europa conservadora pois, a ocidentalismo, opõe a vivência revolucionária rumo ao socialismo. [na contracapa]

Tradução de Manuel João Gomes, de um original de 1975 (Les Femmes de Mozambique). Brochado. 128,(8) páginas. 20,5 x 13,5 cm. Bom estado geral. Lisboa: Arcádia, [Janeiro de] 1976.

Preço: 17 euros.


 


LINGUAS D’AFRICA


LADISLAU BATALHA


Brochado. 62 páginas. 16,5 x 11 cm. Capas com pequenas falhas à cabeça e pé da dobra. Miolo com manchas leves, esporádicas. Amarelecido.

Bibliotheca do Povo e das Escolas, 22.ª série, número 175, da Companhia Nacional Editora, sucessora de David Corazzi e Justino Guedes, Lisboa, 1889.

Preço: 12 euros.


 


TEMAS DE LINGUÍSTICA BANTA

APONTAMENTOS DE SINTAXE RONGA


RODRIGO DE SÁ NOGUEIRA


Brochado. 185 páginas. 25,5 x 19 cm. Capa com pequenas manchas marginais. Miolo limpo. No geral, bom exemplar. N.º 18 da colecção Estudos de Ciências Políticas e Sociais, série Temas de Linguística Banta, de Rodrigo de Sá Nogueira. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1959.

Preço: 22 euros.



TEMAS DE LINGUÍSTICA BANTA

DA IMPORTÂNCIA DO ESTUDO CIENTÍFICO DAS LÍNGUAS AFRICANAS


RODRIGO DE SÁ NOGUEIRA


Brochado. 186 páginas, por abrir. 25,5 x 19 cm. No geral, bom exemplar. N.º 14 da colecção Estudos de Ciências Políticas e Sociais, série Temas de Linguística Banta, de Rodrigo de Sá Nogueira. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958.

Preço: 18 euros.


 


ASPECTOS DE ALGUNS COSTUMES DA POPULAÇÃO LUANDENSE


ANA DE SOUSA SANTOS


Ana de Sousa Santos fez parte da Divisão de Etnologia e Etnografia do Instituto de Investigação Científica de Angola (IICA). Opúsculo de 19,(1) páginas e 30 x 21 cm. Bom estado. Impresso na Tipografia Angolana, Luanda. Separata (grampeada) do Boletim do Instituto de Investigação Científica de Angola, vol. 7, n.º 2, Luanda, 1970.

Preço: 15 euros.


 


2.ª REUNIÃO TÉCNICA DE CAFÉ


INSTITUTO DO CAFÉ DE ANGOLA


Carmona, de 12 a 17 de Julho de 1965. Brochado. Ilustrado com desenhos e três desdobráveis analíticos. [3]-120-(2) páginas. 24 x 17 cm. Capa com marcas de uso. Bom estado geral. Edição do Instituto do Café de Angola, impresso na Sintel, em Luanda, 1960.

Preço: 25 euros.