PACHECO VERSUS CESARINY

Folhetim de Feição Epistolográfica


LUIZ PACHECO


«Este folhetim é uma invenção e montagem de Luiz Pacheco.» Ler um excerto aqui. Capa e ilustrações de Martim Avillez.

Brochado. Ilustrado. 349,(3) páginas. 18,5 x 13,5 cm. Lombada levemente amarelecida e com vincos de leitura. Mantém-se um bom exemplar, de miolo limpo e sólido. Lisboa: Editorial Estampa, 1974.

Preço: 37 euros.


 


TEXTOS MALDITOS


LUIZ PACHECO


Capa e ilustrações de Henrique Manuel. Inclui «O Libertino Passeia por Braga, a Idolátrica, o Seu Esplendor», «Porto-Lisboa, a Pedir Esmola», «Os Doutores, a Salvação e os Meninos», «Côro de Escarnho e Lamentação dos Cornudos em Volta de S. Pedro», «O Sade Aqui Entre Nós», «Depoimento duma Angolana», «Crítica de Alexandre Pinheiro Torres ao Libertino».

Brochado. 164,(4) páginas. 21 x 15 cm. Capa com manchas leves, marginais. Miolo limpo. Lisboa: Fernando Ribeiro de Mello / Edições Afrodite, 1977.

Preço: 90 euros.


 


FUGA DE CAXIAS NO CARRO BLINDADO DE SALAZAR


A. A. TERESO


António Alexandre Tereso, o motorista da célebre fuga de 1961, conta a história na primeira pessoa. Colecção Episódios da Resistência Antifascista Contados por Quantos a Viveram, dirigida por Franco de Sousa, nº 3. 29 páginas. 18 x 11,5 cm. Bom estado. Lisboa: Edições Sociais, [Outubro de 1974].

Preço: 17 euros.



INFORMAÇÃO À IMPRENSA


TEXTO DA COMUNICAÇÃO PROFERIDA PELO PRESIDENTE DO CONSELHO, PROF. MARCELLO CAETANO, NA ASSEMBLEIA NACIONAL, EM 5/3/74


Informação à Imprensa — Serviço n.º 522, de 5 de Março de 1974, com o texto da comunicação proferida por Marcello Caetano na Assembleia Nacional, com notas de rodapé, semanas antes do 25 de Abril, essencialmente sobre o problema da Guerra Colonial — em papel timbrado da Secretaria de Estado da Informação e Turismo / Direcção-Geral da Informação / Direcção dos Serviços de Informação, Palácio Foz, Lisboa.

Conjunto de 18 folhas timbradas a verde e numeradas, 32 x 22 cm, agrafadas no canto superior esquerdo, impressas a preto apenas de um lado. Vinco de dobragem central. Ocasionais manchas leves. Em bom estado.

Documento invulgar.

Preço: 30 euros.


 


OIÇA, ANTÓNIO FERRO!


ARTUR INÊS


Com uma carta-prefácio de Ribeiro de Carvalho e epígrafe de Oscar Wilde no rosto. Polémica suscitada por um texto de António Ferro no Diário de Notícias — «A Morte do Sebastianismo».

1.ª edição (saiu 2.ª no mesmo ano, com alteração na capa de vermelho para azul). Folheto de 43,(1) páginas, e 19,8 x 13,3 cm, encadernado em tela vermelha, gravada a ouro na pasta frontal, preservando ambas as capas de brochura. Pequeno defeito na página 7, com falta do canto inferior, sem tocar o texto. Invulgar. Lisboa: Imprensa Beleza, 1933.

Preço: 22 euros.


 


A CAPOEIRA DE JOANINHA


DUÍLIO JOÃO COELHO MARQUES


Capa e 4 ilustrações em extra-texto couché de Sena da Silva. Desenhos no texto de Artur Correia.

Exemplar pertenceu à Biblioteca da Mocidade Portugesa: possui o «Modelo n.º 5» colado na página de guarda, impresso na frente e no verso, com as disposições regulamentares e a referência manuscrita do livro na catalogação; e o «Modelo n.º 6» colado na guarda posterior, com a lista de requisitantes (por preencher). Várias páginas do livro têm o carimbo da M.P. a vermelho sobre o texto.

Brochado. 264,[4],(8) páginas. 16,5 x 11 cm. Ligeiro desgaste na aresta da lombada com a capa frontal. Bom exemplar, invulgar. Colecção Educativa, XXV, série N, n.º 4. Edição do Plano de Educação Popular, Campanha Nacional de Educação de Adultos. Extra-textos da Imprensa de Coimbra, e capa da Litografia de Coimbra, [1955].

Preço: 25 euros.