A TRILOGIA MONUMENTAL DE
ALCOBAÇA, BATALHA, THOMAR E
O CAMINHO DE FERRO


VIEIRA GUIMARÃES


Conferência realizada na Sociedade de Propaganda de Portugal, no dia 17 de Junho de 1912. Opúsculo ilustrado com 11 fotografias e um mapa. 31,(1) páginas. 22,7 x 16 cm. Bom estado geral, pese embora assinatura de posse no rosto, a lápis azul, e um mínimo defeito na capa, na margem interior, visível na fotografia. Lisboa: Imprensa Libânio da Silva, 1912.

Preço: 15 euros.


 


TABELLAS DOS PRODUCTOS DAS TANGENTES PELAS DISTÂNCIAS PARA USO DOS QUE SE SERVEM DO ECLIMETRO NA ELABORAÇÃO DOS ANTE-PROJECTOS DE ESTRADAS E CAMINHOS DE FERRO E DE QUALQUER PLANTA COTADA


Encadernação de amador (capa protectora). Bom estado geral, capa com pequenas imperfeições. Dedicatória manuscrita; autor anónimo. Conteúdo maioritariamente composto por tabelas, salvo a página introdutória. 72 páginas. 17,5 x 12,4 cm. Lisboa: Imprensa Nacional, 1877.

Preço: 12 euros.


 


ALBUM DE ESTATISTICA GRAPHICA DOS
CAMINHOS DE FERRO DO ULTRAMAR
1903


Com mapas in-folio do caminho de ferro de Mormugão, dos caminhos de ferro do sul da Índia, do caminho de ferro de Lourenço Marques, e do caminho de ferro de Luanda a Ambaca, cada um deles complementado com diversos mapas estatísticos e gráficos (mercadorias, movimentos, receitas, etc.). Termina com um mapa desdobrável dos caminhos de ferro do sul de África (63,7 x 57,3 cm).

Álbum (37,5 x 26,5 cm) em cartonagem editorial com lombada em tela verde. Com (2),xi,(57),[1] páginas. Capa manchada. Miolo no geral limpo, com ocasionais picos de acidez marginais. Papel superior. Pequeno carimbo azul de oferta do Ministério da Marinha no rosto. No geral, um exemplar interessante.

Edição da 3.ª Repartição da Direcção Geral do Ultramar, do Ministério do Mar e da Marinha, Lisboa, na Typographia da «A Editora», 1905.

Preço: 70 euros.


 


APONTAMENTOS PARA A MONOGRAFIA
DE ÉVORA MONTE COLIGIDOS POR
UM ANTIGO FERRO-VIÁRIO


Publicação em beneficio do SANATORIO dos empregados dos Caminhos de Ferro do Estado e do COFRE DAS VIUVAS dos empregados dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste. O preço é arbitrado pelo comprador no acto da venda. 1.ª edição.

Autor anónimo. Com uma carta-prefácio de Eurico de Moura, e emendas manuscritas do autor. Capa com carimbo vermelho (“Preço 10 cecentavos”). Ilustrado com fotografias e mapas. 32+(2) páginas. 21,5 x 14 cm. Capas com pequenas falhas de papel. Frágil. Invulgar. Montemor-o-Novo: Tipografia “Meridional”, 1916.

em conjunto com:

ESTATUTO DA PREVIDÊNCIA DO FERROVIÁRIO PORTUGUÊS (Aprovado pelo Decreto n.º 21:400, de 8 de Junho de 1932)16 páginas. 18,5 x 12,5 cm. Capas com pequenos defeitos. Miolo com ocasionais sublinhados a lápis vermelho e lápis azul. Famalicão: Tip. «Minerva», de Gaspar Pinto de Sousa & Irmão, 1932.

Preço (do conjunto): 20 euros.


 


O COMBOIO DO TEMPO


CARLOS FRIAS DE CARVALHO


Homenagem ao Ferroviário nos 125 do Caminho de Ferro em Portugal.

Assinado pelo autor com dedicatória. Introdução de António Luís Moita. Capa e ilustrações de Feliciano Carvalho. 73+(7) páginas. 21 x 14,2 cm. Bom estado. Lisboa: [s.e.], 1982.

Preço: 17 euros.