LISBOA ANTIGA

BAIRROS ORIENTAIS


JÚLIO DE CASTILHO


Obra completa e estimada, ilustrada com inúmeros desenhos e fotografias no texto e em extra-texto, e vários mapas desdobráveis, a preto e a cor.

12 volumes, encadernados em 3 tomos, mantendo todas as capas de brochura:

1.º tomo, vols. 1-4, com 358 + 247,(3) + 324,(2) + 366,(2) páginas. 22,5 x 15 (x 8,7) cm. // 2.º tomo, vols. 5-8, com  274 + 276,(4) + 308,(4) + 296 páginas. 22,5 x 15 (x 7,8) cm. // 3.º tomo, vols. 9-12, com 285,(3) + 252,(2) + 314,(2) + 335 páginas. 22,5 x 15 (x 8,3) cm. // Medida total na estante: 25 cm.

Encadernações sintéticas recentes, sólidas e imponentes, com rótulos em pele. Todos os volumes limpos e em bom estado, salvo o miolo do volume I do 1.º tomo, com manchas leves e essencialmente marginais.

Todos os 12 volumes pertencem à 2.ª edição, «revista e ampliada pelo autor, e com anotações de Augusto Vieira da Silva». Lisboa: S. Industriais da C.M.L., 1935-1938.

Conjunto invulgar, nestas condições.

Preço: 240 euros.


 


A COIMBRA ACADÉMICA DO MEU TEMPO

(1913-18)

JORGE DE SEABRA


Crónicas publicados em o jornal de Castelo Branco, Beira Baixa, de Março de 1940 a Abril de 1947.

Exemplar assinado pelo autor com dedicatória datada. Ex-libris do dedicatário. Capa com desenho de José de Seabra, irmão do autor.

Ilustrado com alguns extra-textos fotográficos, a preto, em papel couché. 230,(2) páginas. 22 x 15 cm. Meia-encadernação de pele, com seis nervos na lombada, em muito bom estado de conservação. Possui ambas as capas de brochura. Miolo no geral limpo, aparado e carminado (apenas) no corte superior das folhas. Bom exemplar, estimado. Depositária: Livraria Tavares Martins, Porto, 1948.

Preço: 55 euros.


 


COMO EU COSTUMAVA DIZER


LAWRENCE FERLINGHETTI


Selecção, tradução e nota biográfica inicial de José Palla e Carmo. Poemas extraídos dos livros Pictures of the Gone World, A Coney Island of the Mind, Oral Messages, Starting from San Francisco, The Secret Meaning of Things.

Com dedicatória invulgar [do tradutor] na página de rosto, datada de 29 de Janeiro de 1972, e algumas gralhas no miolo corrigidas pelo mesmo punho.

Capa de Fernando Felgueiras. Orientação gráfica de António Cortês Pinto. Fotografia de Beth Bagby. Brochado. 108 páginas. 18 x 11 cm. Ligeiro desgaste nas arestas da lombada. Mínimas marcas de manuseio. Miolo sem manchas. No geral, um bom exemplar, com particularidades únicas. Colecção Cadernos de Poesia Dom Quixote n.º 22. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1972.

Preço: 35 euros.


 


ESTUDOS BIOGRAPHICOS

OU NOTICIA DAS PESSOAS RETRATADAS NOS
QUADROS HISTORICOS PERTENCENTES À BIBLIOTHECA NACIONAL DE LISBOA

JOSÉ BARBOSA CANAES DE FIGUEIREDO CASTELLO-BRANCO


Bastas vezes citado por Inocêncio nos verbetes do Diccionario (e biobibliografado em IV:264-267), que sobre esta obra em particular anota:

A larga introducção de pag. xiv a lxxvi é uma espécie de quadro geral, ou resenha narrativa dos successos da egreja catholica, deduzida desde a creação do mundo conforme o texto bíblico, e trazida até os nossos dias. Falando verdade, fica tão bem collocada n’aquelle logar e n’aquella obra, como o ficaria em qualquer outra, para que o auctor a destinasse. Seguem-se as biographias, nas quaes apparecem suecessivamente arregimentados por ordem de hierarchias, sanetos, pontífices, bispos, presbyteros, e a final indivíduos seculares, ou leigos, na phrase do auctor. Entre estas personagens conta-se um bom numero de portuguezes, posto que uma grande parte, e talvez a maior, sejam estrangeiros. O auctor semêa por todo o livro notas, e reflexões, que não deixam de ser instructivas e curiosas, e mostram a sua erudição ecclesiastica, e as doutrinas e opiniões que professava em assumptos de padroado, concordatas, bullas, inquisição, jesuítas, etc, etc. Ha também varias noticias topographicas e da historia ecclesiastica de algumas cidades e povoações, tanto do continente de Portugal, como dos domínios ultramarinos.

Contém índices onomástico, topográfico e genealógico, no final.

Sólido fólio de (2),lxxvi,317,(13) págs. e 33,7 x 23,5 cm, em encadernação sintética moderna, sem capas de brochura, com marcas de restauro marginal no ante-rosto e rosto e ínfima assinatura de posse junto à margem superior do ante-rosto, esvanecida, datada de 1903. Miolo limpo. No geral, bom exemplar. Lisboa: na loja do editor F. A. Silva, 1854.

Preço: 95 euros.



O ECLIPSE DE SOL DE 1900
MAIO 28 EM PORTUGAL


REAL OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO DE LISBOA


Um «episódio de popularização da astronomia», de «entusiasmo público pela ciência» e de «prestígio nacional», em Portugal: o eclipse total do sol de 28 de Maio de 1900 [v. Simões, 2011]. A Península Ibérica foi o único território europeu onde o fenómeno pôde ser observado na totalidade, e grande número de astrónomos de todo o mundo, profissionais e amadores, organizaram expedições de estudo a Portugal e Espanha, oportunidade única para troca de conhecimentos e experiências que originou inúmeras publicações e artigos, didácticos, científicos e jornalísticos. Terá sido, também, o primeiro eclipse total do sol a ser registado em vídeo.

Frederico Oom (1864-1930), 2.º astrónomo do OAL à época e figura central, em toda a logística do evento, de um equilíbrio bem-sucedido entre Política, Ciência, Público e Imprensa, preparou esta obra de divulgação científica a ser publicada em Abril de 1900, um mês antes do eclipse, com um panorama histórico e imagético impactante, previsões, conselhos fotográficos e conselhos de observação detalhados.

Duzentos exemplares foram enviados à imprensa [v. Simões], e o assunto foi amplamente divulgado em todo o território nacional. A revista Occidente n.º 769, de 10 de Maio de 1900, por exemplo, pôde informar os seus leitores de que a totalidade attinge o seu maximo em Portugal, na villa de Ovar onde a duracão será de 93″,1, seguindo-se-lhe Vizeu com 91″,6, a Serra da Estrella com 91″,1, Guarda com 86″,6, Aveiro com 78″,1 e Porto com 58″,4. Começará o eclipse por Caminha ás 2 horas e 5 minutos. Acaba primeiro em Valença ás 4 horas 34′ 45″ e por fim, em Villa Real de Santo Antonio, ás 4 horas 41′ 53″.


Volume ilustrado com uma estampa fotográfica a par do rosto, «Corôa solar no eclipse de 1860», e VI estampas desdobráveis no final: mapas, percurso no território, aspectos do céu, visibilidade de constelações, etc. Com xii,130,[VI] páginas, e 28,5 x 21,5 cm. Lisboa: Imprensa Nacional, 1900.

Encadernação de Vasco Antunes — com a lombada em pele e título em rótulo de pele gravado a ouro na pasta frontal — distinta e em excelente estado de conservação. Preserva capas de brochura, com manchas e pequenos defeitos. Miolo no geral limpo. Rosto com falta (diagonal) de papel no canto superior, sem prejuízo da mancha de impressão. Páginas 15/16 restaurada na margem superior, fora da mancha de impressão. Estampas III, IV, V e VI com pequeno furo (1mm) de bicho de papel ao centro, e dois junto à margem inferior, praticamente irrelevantes. Mantém-se um bom exemplar, invulgar.

Preço: 120 euros.


 


SEGUNDA CONFERÊNCIA DE ASTRONOMIA


JOSÉ MARIA DA PONTE E HORTA


Conferência no Grémio Literário, sendo o autor — futuro governador de Macau (1866-1868) e Angola (1870-1873) — professor da Escola Politécnica.

Brochado. 25,(1) páginas, por abrir. 19,8 x 12,3 cm. Intonso. Bom estado de conservação. Série Conferências no Grémio Literário. Lisboa: Typographia Portugueza, 1865.

Preço: 24 euros.


 


A CAPELA DE ROSAS


ANA DE CASTRO OSÓRIO


Com invulgar dedicatória manuscrita da autora, ocupanda toda a página de dedicatória que se segue ao rosto, «para as minhas queridas irmãs Conceição Angélica e Família», assinado «Ana 18 F. 1931».

Um dos últimos livros que publicou, constituído pela novela-título, «A Capela de Rosas», seguida dos contos «Leão velho» e «A Maior Dor».

Brochado. 143,(9) páginas. 19 x 13 cm. Sinais de uso superficiais. Capa com pequenas manchas. Assinatura de posse coeva, não-autoral, atravessada no rosto. Depositários: Parceria A. M. Pereira, Lisboa, 1931.

Preço: 40 euros.


 


FROM AN ABANDONED WORK


SAMUEL BECKETT


«From an Abandoned Work was first broadcast by the BBC in the Third Programme on December 14th 1957. It was spoken by Patrick Magee; and the producer was Donald McWhinnie.»

1.ª edição (original). Brochado. Capa impressa em serigrafia. 22 páginas. 22 x 14 cm. Capas amarelecidas nas margens e com pequenas manchas, que tocam as duas primeiras e duas últimas páginas do miolo, no geral limpo. Invulgar. London: Faber and Faber, 1958.

Preço: 50 euros.


 


PLAY

AND TWO SHORT PIECES FOR RADIO

SAMUEL BECKETT


«This new addition to the cannon of Mr. Beckett’s dramatic work includes the highly idiosyncratic Play which was first performed — and performed very successfully — at the Ulmer Theater, Ulm-Donau, Germany, on 14th June, 1963. The volume also includes two short pieces for radio, Words and Music, commissioned by the BBC, and Cascando which was originally written in French for RTF, and which Mr. Beckett has himself translated into English.» (da badana)

1.ª edição (original). Encadernação editorial em tela vermelha, com sobrecapa. 48,(2) páginas. 20,5 x 12,5 cm. Sobrecapa com algumas imperfeições. Encadernação em bom estado. Miolo limpo. London: Faber and Faber, 1964.

Preço: 65 euros.


 


MARGEM DA AUSÊNCIA


URBANO TAVARES RODRIGUES
FERNANDO CURADO MATOS
CARLOS MELO SANTOS


Assinado pelos 3 autores com dedicatória na página de ante-rosto. Com 34 fotografias a preto, no texto. Design de João Machado. Cartonagem editorial com sobrecapa. 75+(3) páginas. Papel couché. Bom estado. Porto: Edições Asa, 1998.

Preço: 35 euros.


 


ELEMENTOS PARA A HISTÓRIA
DO MUNICÍPIO DE LISBOA


EDUARDO FREIRE DE OLIVEIRA


Título e autor, tal qual figuram no rosto: Elementos para a História do Município de Lisboa, por Eduardo Freire de Oliveira, arquivista da Camara Municipal da mesma cidade. 1.ª PARTE. Publicação mandada fazer a expensas da Camara Municipal de Lisboa, para commemorar o centenario do Marquez de Pombal em 8 de Maio de 1882.

Mais de 10 mil páginas de documentos oficiais de algum modo relevantes, organizados cronologicamente e alusivos a séculos de assuntos invariavelmente díspares — as iguarias de um banquete celebratório, a colocação na prisão do Limoeiro do líder de uma «companhia de comediantes de Castella», a lista das pessoas de cada freguesia que se recusam a participar numa campanha de limpeza pública, a morte do rei —, num panorama que permite acompanhar os reflexos da política e da história do país nas várias decisões e questões do município d’esta cidade onde desde muito cedo esteve instalado um Governo demasiado centralista.

Temos assim «a carta regia que trouxe a communicação official da morte de Filippe II» (tomo II, quase todo dedicado ao “tempo dos Filipes”, pág. 590), «a ruína de Lisboa», no sábado 1 de Novembro de 1755 (tomo XVI, a partir da página 133, com lista e descrição sumária de abalos sísmicos anteriores, nomeadamente os de 1309, 1321, 1344, 1356, 1512, 1531, 1551, 1575, 1597, 1598, 1699 e 1724), a inauguração da estátua equestre de D. José (em parte citada aqui) ou a «consulta da Cammara a el-rei em 2 de julho de 1650», onde se propõem os nomes de «doze fidalgos, doze cidadãos e doze homens do povo» para «terem as chaves das quatro portas da cidade» (tomo V, p. 208, antecedendo em algumas páginas a lista exaustiva dos preços de venda de todo o tipo de animais para alimentação, indexados inteiros, em partes, e por género).

O primeiro documento transcrito no tomo I, que não o foral de 1179, data de 7 de Novembro de 1190, e o último documento transcrito no tomo XVII data de 23 de Agosto de 1777. Entre ambos, os diversos prefácios e as anotações constantes de Freire de Oliveira (1841-1916) desvelam e aprofundam as origens e importância dos textos que transcreve. Contém ainda algumas ilustrações, muito poucas, destacando-se a litografia da Divisa da Cidade, que abre o tomo X, ou a «planta litographada da sala das sessões do senado da camara de Lisboa, que acompanha a carta regia de 13 de Novembro de 1773» (tomo I, pág. 68).

[Para uma descrição mais detalhada da cronologia de cada tomo, consulte-se o artigo de António Miranda na Rossio n.º 1, de 2013. Como o plano cronológico da 1.ª parte da obra deveria ter prosseguido até ao ano do início da publicação (1882), suspeita-se que, além da nunca publicada 2.ª parte, também desta 1.ª parte terá ficado por publicar pelo menos um tomo, para o período 1777-1882.]

Obra completa (tudo quanto se publicou), em XVII tomos de 24,5 x 16,5 cm (66cm de estante), Lisboa: Typographia Universal, 1882-1911.

Tomo I, 1885; (12),661,(5) págs. — Tomo II, 1887; xiv,593,(2) págs. — Tomo III, 1888; vi,584,(3) págs. — Tomo IV, 1889; xii,628,(3) págs. — Tomo V, 1891; vi,620,(3) págs. — Tomo VI, 1893; ix,627,(2) págs. — Tomo VII, 1894; cxii,466,(3) págs. — Tomo VIII, 1896; vi,593,(3) págs. — Tomo IX, 1898; vi,617,(4) págs. — Tomo X, 1899; viii,595,(2) págs. — Tomo XI, 1901; vi,632,(3) págs. — Tomo XII, 1903; (10),652,(3) págs. — Tomo XIII, 1904; (6),622,(3) págs. — Tomo XIV, 1906; (6),634,(3) págs. — Tomo XV, 1906; (6),630,(3) págs. — Tomo XVI, 1910; xiv,567,(4) págs. — Tomo XVII, 1911; (6),622,(3) págs.

Acrescentam-se os dois volumes de índices, publicados cerca de 40 anos mais tarde: Índice dos «Elementos para a História do Município de Lisboa», por Esteves Rodrigues da Silva, sob a direcção de Jaime Lopes Dias, 2 vols., Lisboa: Câmara Municipal, 1942-1943. Com 396 e 578 páginas, e 22,5 x 17 cm. Capa do volume II com um rasgo restaurado. Páginas por abrir.

Todos os 19 volumes em brochura e 17 deles com as páginas por abrir. Bom estado geral, com não mais do que pequenos defeitos dispersos (muito ocasionais picos de humidade; algumas lombadas mais amarelecidas que outras; bicho de papel que atacou superficialmente a capa do tomo VI; e situações afins, de pouca monta).

Conjunto invulgar.

Preço: 390 euros.



 


DA FUNÇÃO SOCIAL DO ARQUITECTO

PARA UMA TEORIA DA RESPONSABILIDADE NUMA ÉPOCA DE ENCRUZILHADA

O. L. FILGUEIRAS


Dissertação expresamente elaborada para o Concurso de Provas Públicas Para Provimento de Um Lugar de Professor do 1.º Grupo da Escola Superior de Belas Artes do Porto.

Primeira edição. Com dedicatória «de muita consideração e estima», do autor, datada de 1978.

Ilustrado. Brochado. 143 páginas. 19,5 x 14,4 cm. Lombada e margem interior da capa com leve alteração de cor. Miolo limpo. No geral, um bom exemplar. Invulgar. Colecção Biblioteca de Arquitectura, volume 3. Porto: Edições Sousa & Almeida, [1962].

Preço: 65 euros.


 


ESCULTURA AFRICANA

NO MUSEU DE ETNOLOGIA DO ULTRAMAR


Autografado pelo pintor Marcelino Vespeira, com a data «maio-68» junto ao seu nome, na ficha técnica de página inteira, após o rosto.

Introdução de Ernesto Veiga de Oliveira. Apresentação das etnias por Luís Polanah. Composição e legendas de Fernando Galhano. Selecção e fotografias de Benjamim Pereira. Colaboração de Margot Dias, Fernando Quintino e António Carreira. Direcção gráfica de Vespeira.

Ilustrado com 202 fotografias a preto, de excelente impressão, e um mapa desdobrável, a cor, com a localização das etnias correspondentes na Guiné, Mali, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Angola e Moçambique.

Álbum. Encadernação editorial em tela vermelha, com sobrecapa. 280 páginas (inúm.). 29 x 23 cm. Bom estado. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, [Fevereiro] 1968.

Preço: 160 euros.


 


PROJET DE RÉFORME PARLEMENTAIRE ÉLECTORALE

ADRESSÉ A L’ASSEMBLÉE NATIONALE LÉGISLATIVE DE LA FRANCE

LUCIANO LOPES PEREIRA


Autografado pelo autor, docteur de la faculté de médecine de Paris, natural de Tomar, com dedicatória «ao distincto historiador portuguez A. Herculano».

Resumido da seguinte forma no rosto: Organisation législative intégrale (A bas les monocéphalies et bicéphalies législatives); Representation des classes (A bas l’absurde représentation des localités); Hiérarchie des capacités (A bas les capacités improvisées); Système des candidatures (A bas la duperie électorale).

Encadernação da época, gravada a ouro, com desgaste superficial. Alguma acidez no papel. Apuro tipográfico de nota. 20 páginas. 25 x 17 cm. Raro. Rio de Janeiro: Typographia Franceza, 1849.

Preço: 45 euros.