
LÍRICA AMOROSA ALEMÃ MODERNA
versões portuguesas de
PAULO QUINTELA
Como explica a nota introdutória, este conjunto de traduções nasce de uma visita que nunca aconteceu, a da poetisa alemã Marie Luise Kaschnitz a Coimbra, em 1972.
Traduções de Paulo Quintela, de: Rainer Maria Rilke, Hans Magnus Enzensberger, Karl Krolow, Erich Fried, Ingeborg Bachmann, Nelly Sachs, Heinz Piontek, Wolfgang Weyrauch, Paul Celan, Max Holzer, Rafael Alberti (com a tradução alemã de Kaschnitz), Eugen Gomringer, e uma «breve antologia» (18 poemas) de Marie Luise Kaschnitz.
80 páginas. 21,6 x 14,8 cm. Capa com alteração de cor parcial. Miolo limpo. Colecção Cancioneiro, série Antologia, Coimbra: Vértice, 1978.
Preço: 17 euros.

A ASCENSÃO DE JOANINHA
GERHART HAUPTMANN
Título completo: A Ascensão de Joaninha. Sonho Dramático em Dois Actos. Tradução, prefácio e notas de Paulo Quintela. 2.ª edição, bilingue, seguida de um apêndice «que é, de certa maneira, a recuperação parcial da homenagem prestada em Portugal a Gerhart Hauptmann na passagem do centenário do seu nascimento em Novembro de 1962» [do prefácio].
Contém 3 reproduções fotográficas a preto-e-branco, em extra-texto: Hauptmann; uma cena do espectáculo no TNDMII, com Palmira Bastos e Maria Lalande, na temporada 1943-44; e a reprodução de uma gravura de Käthe Kollwitz. Brochado. 240+(6) páginas. 19,6 x 13,4 cm. Bom estado de conservação. Coimbra: Almedina, 1967.
Preço: 15 euros.
POEMAS
NELLY SACHS
Versão portuguesa e nota introdutória de Paulo Quintela. Brochado. 22 páginas. 22 x 16,5 cm. Bom estado de conservação. Separata do nº 230 de Vértice, Novembro de 1962. Coimbra: Vértice, 1963.
Preço: 12 euros.

ESPECTÁCULO DE HOMENAGEM DO TEATRO
AO DOUTOR PAULO QUINTELA
TEUC
Prospecto com o programa e os intervenientes do espectáculo de homenagem do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra a Paulo Quintela, levado à cena em Coimbra, a 26 de Março de 1955. Peças de Raúl Brandão (O Avejão), Gil Vicente (Auto da Feira) e Goethe (Prometeu). 4 páginas. 21,6 x 15,5 cm. Bom estado de conservação. Tiragem de 350 exemplares. Impresso em Coimbra, 1955.
Preço: 10 euros.
Rui Namorado — Maio Ausente (1970)
[17Mar24]

MAIO AUSENTE
RUI NAMORADO
Primeiro livro de Rui Namorado. 90 páginas. 22,5 x 15 cm. Bom exemplar, limpo. Colecção Cancioneiro Vértice, edição do autor, Coimbra, em 1970.
Preço: 17 euros.

O RISO DISSONANTE
POEMAS
MÁRIO DIONÍSIO
Edição original, da tiragem normal. Brochado. 59,(9) páginas, por abrir. 19 x 13,5 cm. Capas com pequenas manchas. Miolo no geral impo. Colecção Cancioneiro Geral, volume 4. Lisboa: Centro Bibliográfico, 1950.
Preço: 22 euros.

FICHA 14
MÁRIO DIONÍSIO
Sobre um polémico artigo “censurado” pela direcção da revista Seara Nova. Reproduz trocas de correspondência, e o texto integral, sem cortes.
Brochado. 64 páginas. 18,5 x 12,5 cm. Capa manchada. Miolo amarelecido e com algumas manchas marginais. Ocasionais sublinhados. Mantém-se um exemplar razoável. Invulgar. Lisboa: edição do Autor, 1944.
Preço: 17 euros.

PASSOS MANUEL
MEDICINA, HOMEOPATIA E SAÚDE PÚBLICA
YANN LOÏC ARAÚJO
Procurando uma nova perspectiva sobre a figura de Passos Manuel, focámo-nos neste trabalho na sua obra política em prol das ciências médicas, da saúde e da homeopatia. Analisamos assim, num primeiro momento, o contexto institucional cultural e científico que acolheu as reformas vanguardistas do homo politicus e homo higyenicus setembrista. Debruçamo-nos em seguidasobre os conflitos de poderes e saberes que acompanharam e resultaram dessa policia médica, entre as escolas da arte de curar e da saúde pública portuguesa de oitocentos. Numa segunda fase abordamos o tema da homeopatia em Portugal, do seu percurso de medicina dos doentes até ao estado de combativa e influente corporação. A análise e caracterização deste fenómeno simultaneamente de massas e elites, enquadrou a conclusão deste trabalho, centrado no estudo do caso da adoção e defesa desta terapêutica por Passos Manuel no final da sua vida. [texto da contracapa]
Ilustrado. Brochado. 204,(4) páginas. 23,5 x 16 cm. Bom estado. Colecção Estudos, n.º 59. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2006.
Preço: 15 euros.

O MEDICO HOMEOPATHA DA FAMILIA
DR. BRUCKNER
Tradução de FRANCISCO JOSÉ DA COSTA
Traducção Portugueza da Terceira Edição Hespanhola da obra Medicina Homeopatica Domestica do Dr. Bruckner de Basileia por Francisco José da Costa de Lisboa.
Primeira Edição Portugueza, Consideravelmente Ampliada, Correcta e Melhorada, com 40 Gravuras Intercaladas no Texto.
Com XX,697 páginas, e 18,5 x 13 (x 4) cm. Encadernação editorial com mínimo desgaste, essencialmente nas arestas e pontos da metade inferior da lombada. No geral, bom exemplar, sólido e de miolo limpo. Leipzig: Pharmacia Central Homeopathica Dr. William Schwabe, 1897.
Preço: 60 euros.