FAURE DA ROSA — Apassionata — (1982)
[30Set22]

APPASSIONATA
FAURE DA ROSA
Uma «história a que o autor assistiu (por ser amigo de certa intimidade da família que serve de fundo ao enredo)», segundo a Nota Preambular.
Último livro publicado por Faure da Rosa (1912-1985). Capa de Guilherme Parente. 104 páginas. 21 x 14 cm. Bom estado. Colecção Obras de Faure da Rosa, n.º 2. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.
Preço: 15 euros.

HISTÓRIAS E FACTOS DA
CRIMINALIDADE FEMININA
FRANCISCO MOITA FLORES
Quatro contos breves, baseados nas experiências reais do autor no «bas-fond lisboeta», e um estudo central, mais extenso e factual, sobre a criminalidade feminina. Prefácio de Leonor Beleza.
Capa de Pedro Massano. 103+(1) páginas. 19 x 11 cm. Colecção Àgora. Pequenos defeitos; bom estado geral. Lisboa: Editorial Polemos, s.d. [1982?].
Preço: 17 euros.

O SUBCONSCIENTE EM CRIMINOLOGIA
VISÃO PSICANALÍTICA DO DELITO
MANUEL ANTÓNIO LOPES ROCHA
Com dedicatória de amizade do autor a um colega, datada de Abril de 1968. Separata da revista Scientia Ivridica, tomo XVII, n.º 89, Janeiro-Fevereiro de 1968.
Brochado. 23 páginas. 23,9 x 18,3 cm. Capa com manchas leves, marginais. Miolo limpo. Colecção Scientia Ivridica. Braga: Livraria Cruz, 1968.
Preço: 17 euros.

O PROBLEMA PRISIONAL PORTUGUÊS
ESTUDO ELABORADO PELA DIRECÇÃO-GERAL DOS SERVIÇOS PRISIONAIS EM CUMPRIMENTO DO DESPACHO DE S. EX.ª O MINISTRO DA JUSTIÇA DE 14 DE SETEMBRO DE 1955
Inclui diversas tabelas e quadros, e um mapa desdobrável (60 x 37 cm), com a localização de cadeias comarcãs e julgados municipais em todo o continente e ilhas.
Brochado. 168,[1] páginas. 24,8 x 18,7 cm. Capas e cantos exteriores do corte do miolo com manchas. Miolo no geral limpo. Caxias: Escola Tipográfica do Reformatório Central de Lisboa Padre António de Oliveira, 1956.
Preço: 25 euros.

EPANÁFORAS DE VÁRIA HISTÓRIA PORTUGUESA
DOM FRANCISCO MANUEL DE MELO
Introdução e apêndice documental por Joel Serrão. Encadernação editorial em tela verde, com sobrecapa. LX,(8),742,(2) páginas. 22 x 16 cm. Reproduz, em fac-simile límpido, a edição de 1660, após a introdução e até à página 537. Bom estado. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1977.
Preço: 30 euros.

DOZE SONETOS POR VARIAS ACCIONES
D. FRANCISCO MANUEL DE MELO
En la muerte de la Señora Dona Ines de Castro mujer del Princípe Don Pedro de Portugal. Introdução de Raul Rego. Assinado por Raul Rego com dedicatória manuscrita a José Ribeiro dos Santos, colegas de profissão e na resistência à ditadura.
Plaquete graficamente cuidada (capa em relevo e com dourado no título, bom papel, fac-simile limpo). Com XIV+16+(2) páginas. 20 x 14 cm. Bom estado. Invulgar. Lisboa: O Mundo do Livro, Natal de 1960.
Preço: 27 euros.

PEQUENO DICIONÁRIO LUSO-BRASILEIRO DE
VOZES DE ANIMAIS
(ONOMATOPEIAS E DEFINIÇÕES)
JÚLIO DE LEMOS
1.º Suplemento. Com uma carta do escritor e etnógrafo suíço Will A. Oesch.
Brochado. 71,(5) páginas, por abrir. 25 x 18,5 cm. Bom estado. Edição de Álvaro Pinto (Revista de Portugal), Lisboa, 1951.
Preço: 12 euros.

COMO ME DOMINEI PELA AUTO-SUGESTÃO CONSCIENTE
ADONAI DE MEDEIROS
Palestras. 1.ª edição portuguesa. Brochado. 76-(4) páginas (por abrir). 20 x 14 cm. Bom estado. Depositária: Tertúlia Edípica. Lisboa: edição do autor, 1972.
Preço: 15 euros.

ARTE DE RESPIRAR
ÂNGELO DA COSTA CABRAL
Conferência proferida na sede da S.P.N. em 30 de Maio de 1949, e acabada de imprimir cinco anos depois, a 1 de Junho. A preocupação com a respiração saudável e o ar limpo estava fortemente impressionada por uma muito elevada incidência de casos de tuberculose na população portuguesa: uma década mais tarde, os números ainda eram onze vezes maiores do que nos dias de hoje.
Ângelo da Costa Cabral, «amigo do Ar Livre», foi presidente da Sociedade Portuguesa de Naturologia e director do mensário Vida Sã, orgão oficial do Movimento Naturista Português. Prefácio de Luciano Silva (vice-presidente). Na colecção Biblioteca Naturo-Vegetariana, com 24 páginas e 20,4 X 14,2 cm. Capa com algumas manchas e vincos, o miolo limpo. Edição da Sociedade Portuguesa de Naturologia, Lisboa, 1954. Algo invulgar.
Preço: 12 euros.

TRÊS AUTORES
TRÊS CONTOS
ÁNGEL CRESPO
JOÃO VICENTE DE OLIVEIRA CHARRUA
OCTÁVIO RODRIGUES DE CAMPOS
Rara edição do efémero Círculo de Letras e Artes de Lisboa. Um de dois exemplares endereçados ao fundador e director do jornal Litoral, David Cristo, escritor e jornalista natural de Aveiro. Inclui uma dedicatória manuscrita, no rosto da obra, em nome do Círculo, e uma carta dactiloscrita assinada pelo director do mesmo, datada de 27 de Agosto de 1956, requisitando menção bibliográfica a esta edição no dito jornal, bem como a permuta futura entre as edições de ambos.
Contos da autoria de Ángel Crespo («Ratazanas»), João Vicente de Oliveira Charrua («Excitação») e Octávio Rodrigues de Campos («Baile de Máscaras»). Com cinco páginas biobibliográficas sobre os autores: a de Ángel Crespo reproduz um artigo de Octávio Rodrigues de Campos nas Selecções Femininas; as outras duas vão assinadas por Mário Gomes e Mário Mota.
Brochado. 54,(4) páginas. 16,5 x 11,5 cm. Conjunto cansado — capas soltas, com pequenas manchas e remendos “caseiros” na lombada; papel da carta enrugado e manchado.
Impresso na Tipografia Ala Esquerda, de Beja, a 1 de Agosto de 1956, com o patrocínio do jornal Ribamar, de Algés, dirigido e editado João Vicente de Oliveira Charrua, e com secretariado de redacção de Octávio Rodrigues de Campos. Na contracapa, publicidade à oficina automóvel de Armando dos Santos Baião, em Évora, que remete engenhosamente para um dos três contos.
Preço: 24 euros.
Pablo NERUDA
[25Set22]
PABLO NERUDA
ANTOLOGIA BREVE
2.ª edição. Tradução e selecção de Fernando Assis Pacheco. Colecção Cadernos de Poesia. 150 páginas. 11 x 18 cm. Bom estado. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1971.
Preço: 12 euros.
PABLO NERUDA PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 1971
Documentos (notícias, discursos, cronologia, bibliografia). Capa de José António Gonçalves. 85 páginas. 12,5 x 18,5 cm. Pequena assinatura de posse na página de rosto. Manuseado. Lisboa: Prelo Editora, 1971.
Preço: 8 euros.
PABLO NERUDA
INCITAMENTO AO NIXONICÍDIO E LOUVOR DA REVOLUÇÃO CHILENA
“O testamento poético de Pablo Neruda”. Tradução de Alexandre O’Neill. 100 páginas. 11,5 x 18,5 cm. Manuseado. Pequena assinatura de posse no rosto. Lisboa: Agência Portuguesa de Revistas, 1975.
Preço: 10 euros.
JUREMA FINAMOUR
PABLO E DOM PABLO
Memórias. Um retrato do poeta pela jornalista brasileira Jurema Finamour, que foi três vezes secretária de Neruda, no Brasil e no Chile, e afirma querer destruir o “mito Neruda”, que diz ter ajudado a construir durante 20 anos. Capa de Eleonora Affonso. 251 páginas. 14 x 21 cm. Corte superior do miolo amarelecido e com picos de humidade. Miolo (interior) limpo Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1975.
Preço: 12 euros.
PABLO NERUDA
NASCI PARA NASCER
Memórias. Tradução de Eduardo Saló (texto em prosa) e Mário Dionísio (poemas). Papel amarelecido. Bom exemplar. Lisboa: Publicações Europa-América, [1978].
Preço: 10 euros.

METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
LIMA DE CARVALHO
Esquema das prelecções do Prof. Dr. Lima de Carvalho feitas aos alunos do 3.º ano do curso de A.U. no ano lectivo de 1963-1964 — no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina da Universidade Técnica de Lisboa.
Dactilografado e policopiado. 478 páginas (apenas as ímpares impressas). 28,7 x 20,5 cm. Assinatura de posse discreta, datada da época, num canto interior da página de guarda, e iniciais do mesmo nome decalcadas a um canto da capa. Esparsas marcas de uso nas capas, e ocasional foxing no corte do miolo. Bom estado geral. Edição da Associação Académica do ISCPU, 1964.
Preço: 27 euros.

A MULHER FORTE
CONFERÊNCIAS FEITAS ÀS SENHORAS DA ASSOCIAÇÃO DE CARIDADE
MONSENHOR LANDRIOT
Arcebispo de Reims
[17 Conferências]. Versão da 10.ª edição franceza por Alfredo Campos. Encadernação sintética da época, com sinais de uso. Sem capas de brochura. 328 páginas. 17,8 x 12 cm. Assinatura de posse, carimbo de livraria e carimbo de antiga biblioteca no rosto. Pequena marca de bicho de papel no topo do miolo, sem tocar o texto, entre a página 230 e a capa posterior. Porto: Livraria Internacional de Ernesto Chardron, 1877.
Preço: 15 euros.

JEREMIADAS
ou
PRANTOS PELOS REVEZES DE LYSIA
VICENTE PEDRO NOLASCO
Folha de rosto valorizada por assinatura de posse de Henrique O’Neill.
Título completo: JEREMIADAS ou PRANTOS pelos Revezes de Lysia. Poema Elegiaco em Cantos IV. Composto, e Offerecido a Sua Magestade Fidelissima a Rainha D. Maria II, por Vicente Pedro Nolasco.
Brochado. 48 páginas. 20,5 x 13,5 cm. Capa exterior em papel pardo da época, anotada a esferográfica. Pequenas manchas desvanecidas no rosto. Segundo caderno solto. Mantém-se um exemplar interessante. Bom estado geral. Lisboa: na Typ. de José Baptista Morando, 1834.
Preço: 22 euros.

DAVID TRIUNFANTE
Poema Heroico Offerecido ao Illustrissimo e Excelentissimo
Senhor D. Vicente de Sousa Coutinho, Conde d’Alva, por…
ANTONIO VIALE
Quando o architecto risca o desenho de um edificio, costuma sempre ajuntar-lhe um petipé, ou escala de palmo, que manifeste a vastidão da fabrica que elle se propõe construir; e o pequeno desenho deixa de parecer tal, logo que se observa a relação das proporções e idéas analogas concebidas pelo artista. Servindo-me deste simile que me ministra uma das Bellas Artes alliadas da Poesia, rogo aos Leitores que quando lêrem este pequeno poema, recorram á escala de palmo, i.e. aos doze annos que apenas conta de idade o seu juvenil autor; e então espero que relevarão benignos os deffeitos que lhe notarem; lembrando-se ao mesmo tempo que a mais perfeita pintura foi talvez na sua origem um bem informe debuxo. [nota do editor, pág. VII]
O autor [1806-1889], natural de Itália, compôs este poema heróico com 12 anos de idade; prosseguiria carreira nas letras portuguesas, passando mais tarde a assinar ANTÓNIO JOSÉ VIALE, e destacando-se principalmente como latinista e helenista. Publicou diversas obras sobre Camões e Os Lusíadas.
Encadernação “caseira” em papel de cartolina verde. Sem capa de brochura. Com (viii),23 páginas, e 19,5 x 14 cm. Miolo aparado, em excelente papel. Carimbo sumido da antiga biblioteca do Colégio de Campolide na folha de rosto. Bom estado geral. Lisboa: na Impressão Régia, 1819.
Preço: 18 euros.

MULHERES EM ATENAS
AS MULHERES LEGÍTIMAS E AS OUTRAS
ANA LÚCIA CURADO
Baseado sobretudo em mais de uma centena de discursos atribuídos aos Dez Oradores do cânone ático, fontes particularmente ricas em informação histórica, este estudo é sintomaticamente intitulado «Mulheres em Atenas», visto que nem todas as figuras aqui analisadas eram originárias da capital da Ática, ainda que tivesse sido aí que se tivessem evidenciado. [recensão aqui]
Estudo originalmente apresentado à Universidade de Coimbra como tese de doutoramento em Letras, na especialidade de Estudos Clássicos. com orientação de Maria Helena da Rocha Pereira [autora do prefácio].
Brochado. 551,(5) páginas. 23 x 16 cm. Algumas ilustrações no texto, a preto. Usado em bom estado. Lisboa: Sá da Costa Editora, 2008.
Preço: 22 euros.
Armas da Guerrilha — 1974
[13Set22]

ARMAS DA GUERRILHA
JEAN-LOUIS BRAU
«Pela primeira vez na Europa, a nomenclatura precisa e pormenorizada das técnicas utilizadas, quer em África, quer no Vietname, quer, ainda, na América Latina.»
Dividido em 3 partes: Os Fundamentos da Guerrilha; O Guerrilheiro e as suas Armas; A Formação do Guerrilheiro.
Edição ilustrada com fotografias, desenhos, esquemas e tabelas. Tradução de Zarco Moniz Ferreira. 190 páginas. 20 x 14 cm. Bom exemplar. Lisboa: Editora Ulisseia, [1974].
Preço: 40 euros.
DO AMOR E DA SAÙDADE
ABÍLIO DE MESQUITA
Poemas. Autografado pelo autor com dedicatória a Albino Forjaz de Sampaio.
Capa texturada. Brochado. 97,(3) páginas. 10,5 x 7,5 cm. Manuseado. Ínfima perda de papel em canto da capa. Sólido. Porto: Livraria Nacional e Estrangeira de Eduardo Tavares Martins, 1920.
Preço: 20 euros.

PREOCUPAÇÕES DE UM DEPUTADO
I.
A GRANDE ESPERANÇA
ANTÓNIO MARTINS DA CRUZ
Autografado por Martins da Cruz, com «um abraço de amizade e admiração» ao professor Carlos Silva.
Abre com bibliografia e prefácio do autor. Seguem-se intervenções sobre questões educativas, na Assembleia Nacional, entre Janeiro de 1962 e Dezembro de 1964, onde pugna pela igualdade de instrução para todos; abertura e melhoria de escolas no Fundão, Castelo Branco (Liceu Nuno Álvares e inexistência de um Liceu Feminino), Sertã, e Beira-Baixa em geral; ou melhores orçamentos para a Educação.
Com xxxix,(1),205,(3) páginas, e 23,5 x 16 cm. Capa com foxing generalizado. Miolo limpo. Lisboa: edição do autor [composto e impresso nas oficinas da Imprensa de Coimbra], 1965.
Preço: 18 euros.

QUATRO ANOS NA ASSEMBLEIA NACIONAL
JACINTO FERREIRA
Quatro Anos na Assembleia Nacional é uma colecção de intervenções políticas onde o autor começa por justificar o sentido da presença de um monárquico numa assembleia parlamentar. Destacam-se em seguida intervenções em questões como: o reforço do apoio à investigação científica; mais e melhores bolsas de estudo; equiparação entre os diferentes tipos de jornalistas; redução de impostos nos três primeiros anos da entrada do cidadão no mercado de trabalho; ou mesmo uma intervenção em favor de um indulto ao capitão Jorge Valadas, um tema tabú na época.
António Jacinto Ferreira, 1906-1995, veterinário e professor universitário, fundou durante a legislatura de que este volume deixa testemunho, 1949-1952, o semanário monárquico O Debate (1951).
Capa muito manchada, miolo no geral limpo. Carimbo coevo de “oferta”, na capa. 201,(3) páginas. 22,7 x 16 cm. Lisboa: Edição das Comissões de Freguesia de Lisboa da Causa Monárquica, 1953.
Preço: 12 euros.

BIGODE
PAULO DE KOCK
Paul de Kock (1793-1871), best-seller do século XIX, traduzido pelo editor [António Joaquim] Nery.
Obra completa em 4 volumes, encadernados em 2 tomos, sem capas de brochura. (2),230,(2),214(2) e 204,(2),279,(3) páginas. 14,5 x 9,5 (x 5) cm. Antiga meia encadernação de pele com cantos, e rótulos. Encadernações sólidas, embora cansadas nas extremidades. Assinaturas de posse, «Ventura da Silva», datada de 1933, na página de guarda do primeiro tomo e ante-rosto do segundo. Miolo com ocasionais manchas leves. Mantém-se um conjunto interessante. Lisboa: Typographia Neryana, 1843.
Preço: 20 euros.
MYRTIS ET KORINNA
WILLIAM RITTER
Novela. William Ritter (1867-1955), nascido em Neuchâtel, amigo de Mahler, estudou em Viena e foi escritor, pintor, crítico de arte e crítico musical. Ilustrações de Antoine Calbet. Collection Lotus Alba, para bibliófilos. Estimado. Com (14)-90-(6) páginas, e 14,5 x 7 cm. Paris: Librairie Borel, 1898.
Um centauro apaixona-se por uma jovem rapariga…
LA GUERRE DES DIEUX
PARNY
Poesia. Originalmente publicado em 1799, com autoria de Évariste Parny (1753-1814). Dois volumes encadernados num único, com capas de brochura. Assinatura de posse de Alberto Cupertino Pessoa, professor de Medicina na Universidade de Coimbra, em letra muito miúda, em ambas as páginas de ante-rosto. Ilustrado com gravuras e vinhetas, sem autoria atribuída, embora assinadas. 128+128 páginas. 14 x 9 cm. Capas de brochura manchadas, miolo não tanto. Não aparado. Colecção Petite Bibliothèque Diamant. Paris: L. Boulanger, [s.d.].
LA NONNE ALFEREZ
JOSÉ-MARIA DE HEREDIA
Romance. Primeira edição. Heredia nasceu em Cuba em 1833 e naturalizou-se francês em 1893. Ilustrações de Daniel Vierge, gravadas por Privat-Richard. Encadernado com capas de brochura. Monograma do arquitecto Alberto José Pessoa, filho do professor Alberto Cupertino Pessoa (↑) na página de rosto. Com viii-175 páginas, e 14,5 x 9 cm. Colecção Lemerre Ilustrée. Bom estado, mas com a capa de brochura manchada. Não aparado. Paris: Alphonse Lemerre, 1894.
[Colecção de 3 mini-livros eróticos] — 1894-1898
Colecção “familiar” estimada de três diferentes obras eróticas publicadas em França no final do século XIX — mais valiosa a de Herédia — um conjunto uno de robustas e suaves encadernações inteiras de pele com nervos nas lombadas, cada uma de sua cor e todas no mesmo estilo, com o selo do encadernador Raúl de Almeida (Lisboa).
Preço (do conjunto dos 3 livros): 65 euros.
CALENGA (1945) — com dedicatória
[08Set22]

CALENGA
CASTRO SOROMENHO
Contos. Primeira edição, com dedicatória datada ao jornalista Mário Rocha, à época n’O Século Ilustrado.
Capa e ilustrações de Manuel Ribeiro de Pavia. Prefácio de Arthur Ramos. Brochado. 231,(9) páginas. Alguns cadernos por abrir. 19,2 x 12,5 cm. Capa com pequenas manchas, visíveis na fotografia, e lombada amarelecida. Contracapa com mínimas marcas de bicho de papel, pouco perceptíveis. Exemplar interessante. Lisboa: Editorial Inquérito, 1945.
Preço: 35 euros.
Sobre JOSÉ SARAMAGO
[08Set22]

JOSÉ SARAMAGO
APROXIMAÇÃO A UM RETRATO
BAPTISTA-BASTOS
Autografado por Baptista-Bastos com dedicatória. Inclui 24 páginas extra-texto couché, com fotografias a preto e a cor. 113+(3)+[24] páginas. 21 x 13,5 cm. Bom exemplar. Colecção A Obra e o Autor, I. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Autores / Publicações Dom Quixote, 1996.
Preço: 25 euros.

JOSÉ SARAMAGO
ENTRE A HISTÓRIA E A FICÇÃO: UMA SAGA DE PORTUGUESES
TERESA CRISTINA CERDEIRA DA SILVA
«Sinopse: Diálogo entre a História e a Literatura nos romances de José Saramago: Levantado do Chão, Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis. A função instauradora do imaginário para cobrir as lacunas do discurso histórico. Releitura do passado, questionamento do presente. Nova galeria de heróis: a marginalidade ganha voz.»
Ensaio que tem por base uma tese de doutoramento orientada por Cleonice Bernardelli e apresentada em 1987 na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 278 páginas. 23 x 16 cm. Bom exemplar. Colecção Estudos Portugueses, n.º 22. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
Preço: 18 euros.

BIOGRAFIA
JOSÉ SARAMAGO
JOÃO MARQUES LOPES
«A primeira biografia do Nobel da Literatura português». Prefácio de João Tordo. Ilustrações de Lucy Pepper.
2.ª edição. Em brochura. 176 páginas. 21 x 15 cm. Bom estado. Lisboa: Guerra e Paz, 2011.
Preço: 12 euros.

O GÉNIO DE VILA-MOURA
MEDITAÇÃO SÔBRE OS PROBLEMAS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
JOÃO ALVES
Com dedicatória do autor, de modo a ocupar toda a página de guarda, «à redação do República», datada de 1937.
Ensaio, biografia e memória sobre Bento de Oliveira Cardoso e Castro Guedes de Carvalho Lobo [1877-1935], primeiro e único Visconde de Vila-Moura.
Brochado. 273,(3) páginas. 19,5 x 13 cm. Bom exemplar. Porto: Livraria Tavares Martins, 1937.
Preço: 30 euros.

EM LUME BRANDO
DINA ADÃO
RENATO COSTA
Viagem ao pequeno mundo dos melhores restaurantes tradicionais algarvios e das suas receitas. — Sopas de Lebre, Açorda de Faisão, Xerém com Conquilhas, Feijoada de Litão, Calatróia de Monchique, Cavalinhas Alimadas com Batata Cozida, etc. — 20 restaurantes e 20 receitas.
Brochado. Ilustrado. Papel couché. 128 páginas. 24 x 17 cm. Bom estado. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2006.
Preço: 17 euros.
ANTOLOGÍA POÉTICA
ANTÓNIO OSÓRIO
Exemplar autografado por António Osório com dedicatória ao poeta e editor António Campos. Tradução, selecção e introdução de Ángel Crespo.
Antologia bilingue. Diseño gráfico de Julio Álvarez. Fotografia de António Osório por Gonçalo Ivo. Brochado. 111,(9) páginas. 20 x 14 cm. Muito bom estado de conservação. Zaragoza: Olifante Ediciones de Poesía, 1986.
Preço: 35 euros.

A CARTA FORAL DA VILA DE ALBUFEIRA E SEU TERMO
D, MANUEL I
1504
ADELAIDE AMADO
Prefácio, introdução, transcrição e notas de Adelaide Amado. Inclui índice de assuntos do foral. Ilustrado com 16 fotografias do fólio, a cor, em extratexto couché.
Brochado. 117,[32] páginas. 23,7 x 17 cm. Bom estado geral. Edição do Município de Albufeira, 1993.
Preço: 17 euros.

À DEFESA DE VILA REAL
SÉCULOS XVIII E XIX
AS BATERIA RIBEIRINHAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
ANTÓNIO JOSÉ PEREIRA DA COSTA
Com dedicatória extensa do autor. Brochado. 84 páginas. 23 x 17 cm. Miolo em couché, ilustrado a cor. Bom estado. Tiragem 500 exemplares. Edição da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, 2011.
Preço: 20 euros.

A CENTELHA DA VIDA
ERICH-MARIA REMARQUE
Tradução de JOSÉ SARAMAGO, a partir da edição francesa, com autorização do autor. Livro publicado nos Estados Unidos da América com o título Spark of Life. Capa de Otelo Azinhais. 3.ª edição.
Brochado. 470,(2) páginas. 19,2 x 14 cm. Lombada com vinco de leitura pouco pronunciado. Miolo com ocasionais manchas leves, marginais. Selo da Livraria ETA na página de guarda. Mantém-se um exemplar interessante. Colecção Século XX, n.º 1. Lisboa: Publicações Europa-América, 1958.
Preço: 12 euros.
LISBOA — Ángel Crespo — (1987)
[03Set22]

LISBOA
ÁNGEL CRESPO
Ensaio histórico-literário. Referências a vários escritores portugueses com os quais o autor conviveu. Ilustrações de Alexandre Ferrer. Inclui índice onomástico e desdobrável com os Painéis de S. Vicente.
Brochado. 226,(6),[1] páginas. 20 x 13 cm. Mínimas imperfeições exteriores. Miolo limpo. Bom estado geral. Colecção Las Ciudades, n.º 4, das Ediciones Destino, Barcelona, 1987.
Preço: 15 euros.
Conde de Monsaraz — BEMVINDA — (1905)
[03Set22]
FÍBULAS RECOLHIDAS NA CABEÇA DE VAIAMONTE (MONFORTE, ALTO ALENTEJO)
MANUEL FARINHA DOS SANTOS
Dedicatória de amizade, manuscrita, do autor, na página de rosto.
Ilustrado com o desenho arqueológico de dezenas de fíbulas (espécie de alfinete de vestuário usado «desde fins do segundo milénio antes da nossa era até à Alta Idade Média») em 26 páginas extra-texto couché.
Brochura. 20,[26] páginas. 26 x 19,5 cm. Lombada e orla das capas amarelecida. Separata dos Anais da Academia Portuguesa de História, II série, volume 22, Lisboa, 1973.
Preço: 18 euros.

ILHA DO PESSEGUEIRO
PORTO ROMANO DA COSTA ALENTEJANA
CARLOS TAVARES DA SILVA
JOAQUINA SOARES
Estudo exaustivo, ilustrado com fotografias, desenhos, plantas e mapas, a preto e a cor, no texto e em extra-texto, alguns desdobráveis. Brochado. 245,(3) páginas. 25,5 x 19 cm. Manuseado, Sinais de uso exteriores, e algumas páginas do miolo com vincos. Miolo limpo. Mantém-se um exemplar interessante. Lisboa: Instituto da Conservação da Natureza, 1993.
Preço: 17 euros.
FORAL MANUELINO DE BEJA
Fac-símile cuidado do Foral de Beja (1510). Concepção e coordenação da edição de Maria José Maciel Chaves. Introdução, estudo, transcrição e glossário de Maria José Mexia Bigotte Chorão. Fotografia de José António Almeida e Silva. Grafismo de Armando Alves.
Brochado. 117,(3) páginas. 28,5 x 19,5 cm. Capa com relevo (esfera armilar). Bom estado. Porto: Campo das Letras / IAN-TT / Arquivo Distrital de Beja, 2003.
Preço: 15 euros.
LÉLIA COELHO FROTA — Veneza de vista e ouvido — (1978-1986) — tiragem de 100 exemplares numerados
[01Set22]

VENEZA DE VISTA E OUVIDO
LÉLIA COELHO FROTA
Exemplar n.º 84 de uma tiragem única de 100, numerados e assinados pela autora, fora de mercado, para oferta a amigos. Edição bilingue, com tradução italiana de Luciana Stegagno Picchio. Prefácio de Alexandre Eulálio. Vinhetas de Maria Leontina. Projecto gráfico de Cecília Jucá de Holanda. 46 páginas. Papel superior. 16 x 12 cm. Capa com sinais de manuseio, miolo limpo. Rio de Janeiro, 1986.
Acabado de imprimir a 11 de Julho de 1986, data do 48.º aniversário de Lélia Coelho Frota. Autografado (e emendado) pela autora com dedicatória à poetisa e tradutora Maria da Saudade Cortesão, esposa do poeta Murillo Mendes.
Lélia Coelho Frota, historiadora de arte e especialista em cultura popular brasileira, foi curadora da representação brasileira nas Bienais de Veneza de 1978 e 1988, a primeira das quais corresponde à data em que este conjunto de poemas foi escrito.
Preço: 65 euros.
ver também:
-
Antologia de poemas por António Miranda, aqui.
-
O exemplar n.º 21 de Veneza de Vista e Ouvido foi oferecido ao escritor brasileiro Lázaro Barreto (aqui).

DAS ORDENS RELIGIOSAS EM PORTUGAL
PEDRO DINIS
2.ª edição, publicada um ano após a primeira, impressa na mesma tipografia, com uma nova introdução do autor. 293,(7) páginas. 14,5 x 10,5 cm. Bom exemplar. Encadernação da época, lombada em pele. Miolo aparado, sem capas de brochura. Lisboa: Typographia de J. J. A. Silva, 1854.
Dividida em 40 CAPÍTULOS, assim resumidos no plano da obra: Procuramos responder ás accusações que se fiseram. e se fazem ainda, aos Frades de Portugal, e mostrar, que se não em todas, em grande parte, ha calumnia, absurdo, e odio inveterado, mas sem fundamento. Depois damos uma notícia das Ordens, que n’estes reinos houve, da sua origem, e introducção. Depois ainda apresentamos alguns casos, em que os frades mostraram a sua utilidade, já missionando, já escrevendo, e ensinando; e finalmente concluímos, fazendo algumas reflexões sobre a abolição do monachismo, e procurando mostrar que só uma restituição sisuda das Ordens Religiosas póde attenuar os tristes effeitos da sua extincção.
Vasta galeria de temas versados, tais o matrimónio, o celibato, a fecundação, os comportamentos sociais, os jesuítas, a emigração e a demografia, e resposta directa a muitos ataques históricos ao clero ao longo da história portuguesa.
Importante para o entendimento dos severos conflitos clerico-liberais da primeira metade do século XIX, e curioso, pela compilação de “pequena-história” e pela desenvolta e arreigada prosa apologética do autor.
Preço: 60 euros.








